Memórias de estágio

Momentos observando e aprendendo





Dentre os principais aspectos da formação de um pedagogo, está a oportunidade de conhecer a prática pedagógica. Observar a atuação de grandes mestres é oportunidade impar para atender a esse aspecto.
A observação de investigação escolar visa oportunizar ao graduando em pedagogia um momento de se inserir, observar e de certa forma integrar o processo de ensino e aprendizagem. Esse estágio ocorreu entre os dias 2 e 22 de Outubro de 2019, em um total de 10 dias.

A escola escolhida é uma instituição de ensino privada de pequeno porte, localizada na cidade de Jequié. A fim de contextualizar, Jequié é um município do interior do Estado da Bahia (Sudoeste da região baiana). É uma cidade de médio porte, com aproximadamente 156 mil habitantes. 

Observamos uma turma de educação infantil, com crianças de 5 e 6 anos, composta por 17 alunos.

Nossas primeiras impressões foram as melhores possíveis; fomos muito bem recebidos pela professora e pela turma. A alegria dos pequenos é deveras contagiante e é impossível não ser mencionada.

Ao entrar na sala, fui apresentado à turma pela secretaria da escola; todos eufóricos brincando e conversando enquanto a professora cuidadosamente organizava seus diários e cadernos.

Após todos se sentarem, a professora pediu que me apresentasse a turma e logo após eles se apresentaram; um a um.

Durante os 10 dias de observação, me foi dada a oportunidade de participar do processo educativo. Todo dia chegava e ligava o ventilador e, ajudava a professora a dar água as crianças. Durante as aulas, alguns deles vinham me pedir para apontar o lápis ou ajudar na lição; a maioria dessas lições consistiam na prática das habilidades da leitura e escrita e na prática das operações matemáticas básicas (adição e subtração).

A sala era bem decorada e possuía alguns livros infantis e alguns brinquedos que estavam sempre a disposição dos educandos. As mochilas e lancheiras eram guardadas a parte e só poderiam ser buscadas na hora do lanche.

Convivi com crianças das mais variadas classes sociais; que, mesmo ainda jovens, possuem formas bem peculiares de pensar e de agir.

Tal momento foi enriquecedor. Por um lado vinha o cansaço de estudar pela manhã e de estagiar á tarde; por outro, vinha a gratificação de participar ativamente desses momentos. Pude ver e experimentar na prática como é ser professor, levando a reflexão sobre o que aprendia na graduação; educar com eficiência, promovendo uma educação em que o educando seja o centro do processo educativo, tornando-o um ser ativo na sociedade, indivíduos criticos e reflexionantes.

imagem da capa: imagem de Ylanite Koppens por Pixabay
Cidade de Jequié. Imagem do Wikipédia. 

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